
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Um sismo de intensidade 7.5 foi sentido este sábado a norte das Honduras, mais propriamente no mar das Caraíbas e, durante algum tempo, 12 países estiveram sob alerta de tsuniami. Estes avisos foram entretanto "retirados, ficando apenas as Ilhas Caimão e Cuba sob alerta para ondas que podiam chegar até os três metros de altura."
Apesar do abalo, cujo epicentro se deu a "uma profundidade de 10 quilómetros," ter sido sentido em várias regiões, não houve registo de vítimas.
"Perto da zona deste sismo foi registado outro, de acordo com o mapa online de actividade sísmica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera português: ocorreu às 23h51 e teve uma magnitude de 5,1 na escala de Richter."
Este foi o sismo mais forte registado nesta região desde que em 2021, "um sismo de magnitude 7,2 atingiu o Haiti." Nesse ano, o sismo causou mais de 700 mortos, na região de Port-au-Prince, nas Caraíbas, bem como "milhares de feridos e desaparecidos," além do "desabamento de muitos edifícios." Tal como em 2021, também agora se seguiu um abalo de 5.2 na escala de Ritcher, mas desta vez, pela sua localização, não se registaram vítimas.
Fontes:
https://www.publico.pt/2021/08/14/mundo/noticia/alerta-tsunami-apos-terremoto-72-haiti-1974122
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.