
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Ultimamente tem-se falado muito sobre os sismos que têm sido sentidos em Portugal. Se alguns nos podem afetar mais diretamente, outros, apesar de sentidos, não causam danos nas habitações, infraestrutura, nem perdas humanas.
Esta madrugada, um "sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter foi sentido em vários municípios espanhóis. O epicentro do terramoto foi na localidade sevilhana de Cazalla de la Sierra, uma pequena cidade com cerca de 4.000 habitantes." Por cá, o abalo foi sentido "na região alentejana de Reguengos de Monsaraz," no distrito de Évora. "De acordo com o IPMA, o sismo foi sentido com intensidade máxima II, na escala de Mercalli modificada."
Numa situação de sismo, é importante sabermos o que devemos fazer. "Durante o terramoto, o principal conselho é ficar onde se está. Se estivermos num edifício, temos de ficar no interior, debaixo de uma estrutura sólida. Se estivermos no exterior, devemos ficar na rua." O último sismo a ser sentido na região de Lisboa e margem sul, foi no dia 17 deste mês, teve o seu epicentro perto da Fonte da Telha e "foi sentido com intensidade máxima V/VI (escala de Mercalli modificada) no concelho de Almada e Sesimbra." A este seguiram-se alguns abalos menores.
Fontes:
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/02/27/sismo-de-41-esta-manha-em-espanha-sentido-em-portugal
https://pt.euronews.com/my-europe/2025/02/17/sentido-sismo-em-lisboa
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.