
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Foi sentido um "sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter" na região central das Filipinas. "O sismo atingiu a costa da cidade de Bogo às 21h59 de terça-feira (14h59 em Lisboa), danificando edifícios e estradas e desencadeando uma operação de resgate em toda a parte norte da ilha." De acordo com "o secretário-adjunto do Gabinete de Proteção Civil do país", o abalo já fez, pelo menos, "60 mortos." Apesar de ter sido emitido "um alerta de tsunami," o mesmo acabou por ser retirado algum tempo depois.
Perto da cidade de Boga, uma das mais atingidas, em San Remigio, "cinco pessoas morreram devido ao desabamento de paredes quando tentavam fugir de um jogo de basquetebol a que assistiam quando ocorreu o terramoto." Deste resultaram também danos ao "sistema de água de San Remigio."
As Filipinas são um arquipélago, localizado no Pacífico e sofrem bastante com catástrofes naturais: é frequentemente atingido "por sismos e erupções vulcânicas devido à sua localização no Anel de Fogo do Pacífico," sendo ainda frequentemente atingido "por cerca de 20 tufões e tempestades por ano." Um destes acontecimentos foi o Tufão Bualoi que chegou ao arquipélago no "passado fim de semana, fazendo 14 mortos e obrigando à retirada de mais de 350 mil pessoas."
Fontes:
https://pt.euronews.com/2025/10/01/filipinas-forte-sismo-faz-pelo-menos-69-mortos
https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/novo-balanco-aponta-para-60-mortos-devido-a-sismo-nas-filipinas
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.