
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
A minha serra... a nossa serra, património de todos nós, está a arder!
O incêndio teve o seu início ontem durante a tarde, na zona de Palmela, mas rapidamente as condições atmosféricas e a urografia do terreno, permitiram o seu rápido avanço sobre o Parque Natural da Arrábida. O ponto inicial foi na zona da "encosta do Castelo, mas o vento forte levou as chamas para perto das casas. Na zona do terminal rodoviário, ocenário foi dantesco, com as chamas a ameaçarem várias viaturas estacionadas no local." Aaflição tomou conta de quem por ali se encontrava. A progressão das chamas levou "à evacuação de várias habitações, de uma pousada, de um lar e de um centro social com uma creche."
As chamas atingiram ainda património histórico, como é o caso de dois dos vários moinhos que aqui e ali salpicam a serra e que foram completamente destruídos pelo incêndio. Este é património com quase 250 anos e espera-se que os governantes apoiem agora na sua recuperação.
Não nos podemos esquecer que as temperaturas "podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país," o que colocou a grande "maioria dos distritos de Portugal continental" em aviso vermelho, "o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural."
Uma das frentes "está a causar alguma preocupação ao descer entre serra de São Luís e Palmela em direção a Setúbal," podendo atingir zona habitacional. Deste incêndio inicial, resultam até ao momento, 10 feridos, entre os quais "estão cinco bombeiros, dois deles em estado grave."
Fontes:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.