
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
O Dia da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa comemora-se hoje, 15 de junho, e foi instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa ("The International Network for the Prevention of Elder Abuse").
Este dia foi estabelecido com o objetivo de proporcionar a reflexão sobre uma questão social sensível. O envelhecimento da população nos países desenvolvidos, proporciona o aumento dos maus-tratos fisícos e psicológicos e o seu esquecimento, tanto pelas famílias como pelos serviços de acolhimento. Alguns sinais de alerta são: a falta de apetite ou perda de peso, as mudanças de humor e comportamento, a higiene pessoal insatisfatória e as lesões físicas frequentes (equimoses, hematomas, abrasões).
Apesar de vivermos numa sociedade cada vez mais envelhecida, continua a predominar entre nós uma visão negativa do envelhecimento – populacional e do indivíduo.
Esta visão comporta estereótipos quanto às pessoas idosas, que são frequentemente vistas pela sociedade como pessoas frágeis, doentes e dependentes.
As perceções negativas do envelhecimento e os estereótipos associados às pessoas idosas conduzem, necessariamente, ao desrespeito pelos seus direitos, à exclusão e marginalização daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e, não raras vezes, a situações de crime e violência.
A ONU relembra que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, reconhecendo este dia através da Resolução 66/127 da Assembleia Geral da ONU a 11 de dezembro de 2011.
Por semana, 31 pessoas idosas foram apoiadas pela APAV no ano de 2020. A violência contra pessoas idosas é, simultaneamente, um fenómeno crescente e um fenómeno invisível, que são absolutamente necessários de inverter.
A sensibilização para estas questões e a informação sobre os canais de apoio disponíveis para pessoas vítimas de violência e de crime fazem parte do trabalho da APAV, que tem como objetivos a prevenção da violência interpessoal nos adultos, promover a igualdade e a equidade em saúde, contribuindo para a informação da população e sensibilização dos profissionais de saúde.
Fontes:
https://www.sbgg-sp.com.br/o-que-e-ser-velho-quando-ficamos-velhos/
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-da-consciencializacao-da-violencia-contra-pessoa-idosa-2021
Resolução 66/127 da AG das Nações Unidas sobre o Dia da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa [en]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.