Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caderno Diário

Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!

Caderno Diário

Quedas, acidentes e descuidos

Podemos estar a falar em acidentes ou podemos mesmo estar a falar de crime. Estas duas primeiras situações deixam várias dúvidas. Infelizmente, nos últimos dias, houve várias pessoas a perder a vida em situações cujas causas ainda estão por apurar. Destaco aqui dois casos distintos, em que duas pessoas bastante jovens, aparentemente, foram vítimas de queda em altura. Depois, voltarei ainda a falar dos diversos casos ocorridos nos últimos dias nas nossas praias e barras marítimas. Com diferentes causas, há entre eles algo em comum: uma má avaliação do risco.

Começo por destacar aqui a morte de uma mulher de apenas 26 anos, de nacionalidade alemã, cujo corpo foi ontem encontrado. A mulher terá, aparentememente, caído "de uma arriba com cerca de 40 metros na praia dos Rebolinhos, em Sagres, no concelho de Vila do Bispo."

No domingo, dia 14 de abril, o corpo de um jovem de 19 anos, foi encontrado num dos pátios laterais do Museu Municipal de Coimbra. Este espaço, é um saguão que "serve o Museu Municipal e outros dois edifícios na baixa da cidade." Ao que se sabe até agora, o jovem, que é "filho do deputado Rafael Carvalho, da Assembleia Legislativa da Madeira," terá caído "de forma acidental", da janela de um dos edifícios que partilha aquele mesmo pátio, mas a PJ está a fazer diligências para apurar o que se passou. Jovens de 19 anos, já não caiem de uma janela sem mais nem quê.

Nos últimos três dias, devido à subida das temperaturas, à vontade de voltar à praia, ao mar e aos desportos marítimos, muitas pessoas colocaram-se em situações de risco elevado. Em três dias, quase se chegou aos 250 salvamentos, mas o pior resultado foram de facto, as vítimas que o mar ainda não devolveu. Aquilo que me surpreende é que a maioria das vítimas são adultos, ou jovens já numa idade próxima da idade adulta e que, apesar de todos os alertas sobre as condições do mar, que ainda é, em abril, aquilo que se chama "mar de inverno" continuam a pôr-se em risco apenas por um mergulho num dia quente.

Continua desaparecido Yassine Toukhsi, de 16 anos na praia de Salgueiros, em Canidelo, Gaia, desde sexta-feira. O jovem, de nacionalidade marroquina, terá entrado na água ao final da tarde, com um grupo de amigos e foi arrastado pela corrente. Não saberia nadar. Está também desaparecido um homem de 26 anos na Praia da Vieira e um jovem de 19 anos, da nacionalidade brasileira, na praia da Costa Nova, em Ílhavo.

No domigo, um homem de 47 anos morreu afogado, no Rio Cáster, junto ao Parque Urbano de Ovar. A vítima, natural da freguesia da Torreira, Murtosa, terá mergulhado "junto a uma cascata artificial na zona de rio que passa pelo parque."

Um jovem de nacionalidade cabo-verdiana está desaparecido desde domingo nas águas do Tejo. Ele e os amigos, na casa dos 30 anos, estariam alcoolizados e, quando o primeiro caiu ao rio no Cais do Sodré, os outros lançaram-se à água em seu socorro. Os dois amigos saíram da água e foram assistidos, mas aquele que caíra inicialmente, ainda de encontra desaparecido.

Um homem que estava à pesca na zona de Caminha, desapareceu no passado sábado, 9 de abril, sendo que, segundo as autoridades marítimas, esta barra "estava encerrada devido a ondas de quatro metros e rajadas de vento até 30 quilómetros por hora."

Estão ainda desaparecidas duas pessoas, depois de um naufrágio na zona de Tróia, ocorrido no passado dominho, 10 de abril, num caso que ainda vai fazer correr muita tinta, uma vez que ao que parece já se sabe que a embarcação não tinha licença de atividade turística, ficando em causa o pagamento recebido para que a viagem decorresse.

Fontes:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/jovem-alema-morre-apos-cair-de-falesia-com-40-metros-em-sagres?ref=DET_RelacionadasInText

https://www.jn.pt/7566278704/salvas-249-pessoas-em-dois-dias-nas-praias-portuguesas/

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2540852/corpo-de-jovem-encontrado-em-patio-de-museu-de-coimbra-morte-investigada