Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caderno Diário

Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!

Caderno Diário

Petroleiro iraniano afunda-se no Mar do Leste na China

Esta semana, as imagens do petroleiro Sanchi a arder, entraram-nos pela casa dentro, lembrando-nos que infelizmente a nossa dependência deste combustível continua a trazer estes (in-)evitáveis acidentes!

Desta vez resultou da colisão de um petroleiro Iraniano contra um cargueiro, na zona da China. As notícias dão conta de que se pode tratar do maior derramamento de petróleo desde 1991, embora se diga também que o derrame será mínimo pois de facto o que acontece é que a grande maioria estava a ser consumido pelas chamas.

O petroleiro, tal como se temia pela  brutalidade do incêndio a bordo e dos materiais que transportava, acabou mesmo por explodir, cerca de uma semana após a colisão. O petroleiro iraniano, dirigia-se à Coreia do Sul e embateu num navio chinês que trazia grãos de cereais dos Estados Unidos. As equipas de busca e salvamento, não conseguiam aceder ao navio nem para apagar as chamas, nem para resgatar os 32 tripulantes. 

Segundo Mohammad Rastad, porta-voz iraniano referido no GZHMundo, "os membros da tripulação do navio morreram durante a primeira hora após o acidente por causa do poder da explosão e da fumaça tóxica de gás", acrescentando que "não há esperança de encontrar sobreviventes (...) Dois terços do petroleiro afundaram, o fogo se espalhou e envolve completamente o navio e não podemos nos aproximar".

E agora, eu pergunto-me, como é que isto ainda pode acontecer nos dias de hoje? Como é que dois navios de tão grandes dimensões embatem um no outro na imensidão que é o oceano?

Tanta tecnologia, mas tão pouco cuidado com o nosso mar e com o nosso planeta. Este caso fez-me logo lembrar aquele submarino a que também não se conseguiu chegar... morreram todos e com eles ficou a verdade sobre o que ali estavam a fazer e o que terá acontecido.

Fontes:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2018/01/14/petroleiro-iraniano-em-chamas-afunda-no-mar-da-china.htm

https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2018/01/petroleiro-iraniano-em-chamas-afunda-no-mar-da-china-cjcep8syc003601o13w7snhw3.html