Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caderno Diário

Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!

Caderno Diário

Onde estão os 6000 menores ucranianos "ajudados" pela Rússia?

Em zonas de guerra, as crianças deviam ser protegidas. Muitas, ficam órfãs, ou perdem-se das suas famílias. Mas o que se está a passar na Rússia, não é apoiar as crianças ucranianas afetadas pelo conflito. Trata-se de rapto. Trata-se de uma clara violação dos direitos humanos. Desde o início da invasão, milhares de crianças ucranianas foram levadas ilegalmente para a Rússia. Ninguém sabe onde estão.

O início da invasão do território ucraniano (a 24 de fevereiro de 2022) pela Rússia, atingiu milhares de famílias. Cerca de 6000 menores ucranianos, terão sido reconduzidos para campos de reeducação ou passaram a integrar o sistema de adoção russo. A denúncia é de um estudo efetuado pela universidade de Yale e financiado pelo Departamento de Estado Norte Americano. Os números são preocupantes! As que foram enviadas para estes 43 centros, estão longe das suas famílias e, em muitos casos, são consideradas órfãs apesar de terem pais ou tutores claramente definidos pela legislação. 

Estes centros localizam-se em locais como a Criemia, Moscovo, ou mesmo na Sibéria e expõe as crianças a programas de reeducação política e de educação militar, além da educação académica russa e do patriotismo cultural. Os menores fazem treino físico mas também aprendem a manusear armas e a conduzir.

Aconselho o visionamento de uma reportagem emitida na semana passada na TVI onde se dava conta, precisamente, do rapto de crianças ucranianas pelas forças russas, que sujeitam os menores tortura e outras práticas violentas, retirando-os às famílias. Onde estão estas crianças? 

Fontes:

https://www.dn.pt/internacional/eua-denunciam-que-russia-envia-criancas-ucranianas-para-campos-de-reeducacao-e-orfanatos-15840390.html

https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/pelo-menos-seis-mil-criancas-ucranianas-enviadas-para-campos-de-reeducacao-russos-onde-recebem-treino-militar/20230215/63eca5900cf2cf9224f912b3

https://cnnportugal.iol.pt/videos/torturaram-no-com-correntes-eletricas-e-depois-levaram-no-para-a-bielorrussia-como-a-russia-esta-a-raptar-criancas-ucranianas/63e3f71d0cf2665294d4aef4