
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Quando a Europa se "fechou" à Rússia, esta virou-se para a China. Todas as restrições acabaram por fortalecer as relações entre os dois países. E acho que foi isso que Vladimir Putin e Xi Jimping tentaram que transparecesse cá para fora, durande a visita realizada pelo +residente chinês ao seu homólogo russo. Mas será que foi uma inocente visita para tratar de negócios?
Afinal alguém conseguiu já perceber de que lado é que está a China? Sim , tdos temos as nossas suspeitas, mais ou menos fundadas. Sem sermos demasiado "espertos", basta olharmos para os sucessivos modelos governativos dos dois estados e poderemos chegar a algumas conclusões. Aquilo que me assusta é a falta de informação e, nestes meandros, só passam cá para fora aquilo que eles querem que a população acredite havendo uma enorme censura!
O peso económico da China é muito superior ao da Rússia, por isso esta é uma dependência que pode beneficiar mais um lado do que o outro. Por um lado temos a questão dos gasodutos - a Rússia deixou de vender para a Europa e em especial para os países aliados da NATO e começõu a expandir a sua rede na direção da China. E por outro, a quebra no fornecimento de artigos de alta tecnologia, que agora passam a vir em maior número do seu parceiro chiês do que dos EUA e da Europa como acontecia anteriormente. E no meio destes produtos, peças e componentes, vai o quê mais?
Fontes:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1dxekp22peo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.