
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
O atentado ocorrido há 5 anos na cidade francesa de Nice deixou 86 mortos e 458 feridos. Por volta das 22h40 de 14 de julho de 2016, um camião de 19 toneladas com semirreboque invadiu a avenida marginal de Nice, onde se celebrava o Dia da Bastilha, no sul da França, atropelando indiscriminadamente todos quantos lá estavam nos festejos. Quinze menores e 33 estrangeiros estavam entre as vítimas do atentado que suscitou emoção a nível internacional.
O ataque só terminou depois de uma troca de tiros com a polícia, que matou o condutor, Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, um indivíduo de 31 anos de idade, de nacionalidade tunisína e que residia em França. O homem já tinha cadastro por violência doméstica.
O clima foi de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente. Várias delas entraram no mar para se proteger.
Algumas testemunhas dizem que a polícia atirou contra o motorista para tentar impedir os atropelamentos. Alguns táxis que estavam na região transportaram gratuitamente as pessoas que tentavam deixar o local, logo depois do atentado.
A16 de julho de 2016, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, confirmando que o condutor do caminhão "era um dos soldados" instruídos a cometer atentados terroristas contra países que participem de ações bélicas contra o grupo.
Este foi o terceiro ataque terrorista no país em apenas uma ano e meio, o que deiou a população muito insegura. Em 2020, depois de concluída a investigação, os juízes de instrução anunciaram que decidiram que os oito acusados iriam comparecer perante o tribunal, três dos quais por “associação criminosa terrorista”.
O Dia da Bastilha é um feriado francês que comemora, sempre a 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_de_julho_de_2016_em_Nice
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.