Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Infelizmente, há a lamentar mais um naufrágio de uma embarcação que transportava cerca de 70 migrantes e que se dirigia, segundo se sabe, para Inglaterra, vindo do norte de França. O naufrágio deu-se na "costa de Boulonnais", nos mares agitados do Canal da Mancha, e dele resultaram, para já 12 mortes e 2 desaparecidos. "Segundo a BBC, foram já resgatadas mais de 53 pessoas, muitas das quais se encontram em estado crítico e necessitam de cuidados médicos imediatos."
Gérald Darmain, ministro do interior francês, afirmou "que todos os serviços foram mobilizados para localizar os desaparecidos e prestar cuidados aos feridos." Segundo Olivier Barbarin, "presidente da câmara de Le Portel," o fundo do barco ter-se-á rasgado o que contribuiu para que o barco naufragasse mais rapidamente.
"A maior parte das vítimas eram mulheres, algumas com menos de 18 anos, e muitos dos passageiros não tinham coletes salva-vidas, disseram as autoridades, que classificaram este acidente como o mais mortífero acidente com migrantes no canal este ano."
De referir também que, a situação face aos migrantes está a ficar cada vez mais complicada em muitos dos países europeus, em especial em França, estando as regras de asilo a ficar "cada vez mais rigorosas da Europa." Existe inevitavelmente uma "crescente xenofobia" e, o "tratamento hostil dos migrantes têm vindo a empurrá-los para norte." Não menos verdade é que antes deste naufrágio ocorrido esta manhã, contavam-se "pelo menos 30 imigrantes tinham morrido ou desaparecido ao tentarem atravessar para o Reino Unido este ano, de acordo com a Organização Internacional para as Migrações."
Fontes:
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/naufragio-no-canal-da-mancha-faz-varias-vitimas_n1597366
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.