por Elsa Filipe, em 29.07.22
Esta manhã, Diana Chaves anunciou no programa "Casa Feliz", a morte de uma das comentadoras da casa, Mariama Barbosa.
Com 47 anos, Mariama lutava contra um cancro no estômago desde o início deste ano e deixou um rapaz de apenas 11 anos.
Foi por cá que afirmou a sua carreira, tendo passado por várias áreas. Naceu na Guiné-Bissau em 1974 e veio para Lisboa, aos 5 anos. Mais tarde regressou à Guine com a promessa que iria estudar em Paris, algo que nunca aconteceu. Viveu de perto a guerra civil na Guine, sobreviveu e enfrentou todos os medos de peito aberto e com um sorriso nos lábios.
Vendeu sandes num centro comercial, trabalhou num cabeleireiro, passou pla loja de roupa Lena Aires (no Bairro Alto) e, à noite, foi porteira do (extinto) bar Três Pastorinhos e da discoteca Lux, em Lisboa.
Passou pelo mundo da moda, tendo sido assistente do estilista Dino Alves e, também, aderecista da ModaLisboa, e só depois entrou no mundo da televisão, que coordenava com o trabalho na agência Showpress. Passou pelo "Passadeira Vermelha", da SIC, programa no qual foi comentadora, e nos últimos anos apresentava o programa "Tesouras e Tesouros", na SIC Caras, no qual ficou célebre a expressão “pow, pow, pow”. Era uma mulher versátil e aparentava ser feliz, dizendo que o que importava era "o amor". e foi jurada do concurso de talentos da RTP1 conduzido por Sónia Araújo, Cosido à Mão.
Em 2021, a convite do governo da Guiné-Bissau, tornou-se Embaixadora do Turismo e do Artesanato do país.
O arranque do mês de fevereiro trouxe más notícias para as mais de 100 mil pessoas que a seguem no Instagram, com a apresentadora e trendsetter Mariama Barbosa a partilhar que, algumas semanas antes, o seu mundo “virou-se ao contrário”. Numa publicação, admitiu ter descoberto um tumor maligno no estômago, estando a ser acompanhada “por uma equipa incrível do IPO de Lisboa”. “Sei que o que aí vem não vai ser fácil, mas também sei que ter fugido de uma guerra no meu país me ensinou a olhar as dificuldades olhos nos olhos e seguir em frente”, escreveu.
Em junho, informava nas suas redes ter sido de novo hospitalizada no Instituto Português de Oncologia. No começo de julho, partilhava vídeo do momento em que se despedida de “algo muito importante”, o seu cabelo.
Fontes:
https://magg.sapo.pt/celebridades/artigos/mariama-barbosa-morreu-apresentadora-de-47-anos-lutava-contra-um-cancro-de-estomago
https://observador.pt/especiais/a-heranca-guineense-a-luta-contra-o-cancro-e-a-moda-acima-de-tudo-morreu-a-apresentadora-mariama-barbosa/
https://vidascomhistoria.com/mariama-barbosa-moda-e-televisao/
https://www.dn.pt/media/morreu-a-comentadora-mariama-barbosa-vitima-de-cancro-tinha-47-anos-15057096.html