Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caderno Diário

Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!

Caderno Diário

Mais uma volta à nossa estrela

Bom dia e feliz ano novo.

2024 começa sem surpresas como qualquer outro dia do ano. A guerra continua, na Ucrânia ouviram-se estrondos mas não foram de festejos, houve um sismo no Japão, morreram pessoas em acidentes de viação, um jovem foi assassinado por uma estupidez qualquer numa noite que devia ter sido de festa. Sobem os salários e os preços. Os hospitais continuam cheios, os casos de gripe continuam a crescer. Na Dinamarca, a rainha começa o ano a abdicar do trono.

Por aqui tudo igual também. Depois de mais uma volta completa ao Sol, começamos o dia a lavar a loiça do jantar de ontem, a box da televisão do quarto cansou-se e hoje não lhe apeteceu recomeçar as suas funções e as minhas artroses não se foram embora por magia. Gravei no polegar e pulso as cenouras raladas e a cebola picada de ontem, depois da Bimby ter resolvido fazer greve (talvez zangada por eu raramente a usar).

Ainda pensei em me levantar e ir atirar-me ao mar junto com centenas de pessoas que foram corajosamente dar o primeiro mergulho do ano, mas ainda não me apeteceu tirar o pijama. Acho que me vou atirar para as páginas do livro que estou a ler e passar a tarde de forma tranquila em casa. Se o sol aquecer talvez faça uma loucura e saia de casa para ir dar um passeio à marginal do Seixal.

Ontem à noite foi bom ter um jantarzinho aqui em casa. Vimos o fogo de artifício aqui mesmo da janela da sala e brindámos ao novo ano. Pedidos não fiz nenhuns, acho que não vale a pena pedir nada se não tiver a intenção de fazer mudanças por mim mesma. As melhores coisas são as mais simples, como os abraços apertadinhos de quem amo mais do que a vida, o meu filho.

Celebra-se neste primeiro dia do ano o Dia Mundial da Paz. Esta é uma celebração de origem católica realizada anualmente no dia 1 de janeiro, com o objetivo de celebrar e promover a paz. "Foi criada, em 1967, pelo papa Paulo VI, sendo celebrada, pela primeira vez, em 1968. É comemorada anualmente com um discurso realizado pelo pontífice." É também celebrada por não católicos. Devemos também ter em conta que na época em que foi criada, o mundo passava por uma década que "ficou marcada pelo auge da rivalidade entre soviéticos e norte-americanos e a ameaça de um conflito nuclear." E nos nossos dias, o risco é grande e por isso devemos erguer as nossas vozes em sua defesa! Além da defesa da paz, a data pretende também combater "a miséria, a desigualdade social e garantindo os Direitos Humanos básicos de todo indivíduo."

Um ano feliz a todos os meus seguidores e que continuem a vir até aqui em 2024 dar uma espreitadela e deixar-me os vossos comentários! Obrigada.

Fontes:

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-paz.htm