
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
NaTurquia, um hotel localizado numa estância de esqui, ficou ontem completamente destruído depois de ter sido atingido por um incêndio. Até agora, há a registar 76 mortos.
O incêndio começou no restaurante do hotel que fica em Kartalkaya, "uma popular estância de esqui nas montanhas de Koroglu, a cerca de 300 quilómetros a leste de Istambul." Outros hotéis localizados nas proximidades, "foram evacuados por precaução." Há ainda a registar 51 feridos (dois deles em estado grave) e nove detidos. Algumas das pessoas ficaram feridas ao saltar das janelas ou a tentar "descer dos quartos usando lençóis e cobertores," e duas delas acabaram mesmo por morrer da queda. O hotel encontrava-se lotado, sobretudo com "famílias" que aproveitavam "as férias escolares."
Suspeita-se que o hotel, com 161 quartos, não cumprisse todas as normas de segurança, uma vez que alguns dos sobreviventes relatam não ter sido dado qualquer alerta. "Nove pessoas, incluindo o gerente, foram presas," por suspeita de negligência grosseira.
Os sobreviventes começaram desde logo a reclamar que "nenhum alarme foi acionado e que o hotel não tinha portas corta-fogo."
“Não foi o incêndio, mas a negligência que causou a morte” dos hóspedes, escreveu o principal jornal estatal Hürriyet nesta quarta-feira. "O prédio, com vista panorâmica para as montanhas, está localizado perto de uma inclinação acentuada, o que dificultou a intervenção dos bombeiros. De acordo com a imprensa turca, o revestimento do hotel também facilitou a propagação das chamas para o resto do edifício."
"Entretanto, uma explosão de gás num hotel de outra estância de esqui no centro da Turquia feriu quatro pessoas." A situação aconteceu no "Centro de Desportos de inverno da montanha Yildiz, na província de Sivas." Deste incidente resultaram um ferido grave e três feridos ligeiros.
Fontes:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.