
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Pelas 5.00 da manhã (hora de Lisboa) foi registado um forte "sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter" que afetou a região ao "largo da costa sul das Filipinas," levando à "emissão de alertas de tsunami em vários países - Filipinas, Indonésia a Palau - e ao apelo às populações costeiras próximas para que se desloquem para zonas mais elevadas."
!De acordo com o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs), o abalo foi registado no mar, ao largo da localidade de Manay, na província de Davao Oriental, na região de Mindanao," a cerca de 20 quilómetros de profundidade. Por este motivo, foram emitidos alertas de que se poderiam formar "ondas entre 1 e 3 metros acima do nível da maré." Sabe-se que o abalo provocou danos consideráveis em vários edifícios, bem como se registam "seis mortos" e "mais de 300 feridos." Devido a uma "nova réplica de 6,7" foi ativado "o alerta" de tsunami. Ainda há cerca de duas semanas, a região tinha sofrido com "outro sismo, de 6.9 na escala de Richter," que fez "pelo menos 74 mortos."
Num outra localização do globo e apenas algumas horas depois, a Passagem de Drake foi também hoje afetada por um forte sismo que chegou mesmo a atingir os 7.8 graus e provocou ainda alertas de tsunamis para a região. Sentiram-se várias réplicas de "magnitude 5.7, 5.4 e 4.9." As regiões mais afetadas são o Chile e a Argentina, que se localizam no extremo sul da América, e a Antártida.
Não existe, por enquanto, "registo de vítimas ou danos significativos," no sismo ocorrido na Passagem de Drake, a qual se estende "por 800 quilómetros entre o Cabo Horn, na América do Sul, e as ilhas Shetland do Sul, na Antártida, e é conhecida como o mar mais agitado do mundo". A 2 de maio deste ano, um outro abalo com magnitude de 7.5 tinha atingido esta região. levando também a que se receasse um tsunami. Em ambos os casos os alertas acabaram por ser levantados pouco depois.
Os sismos são eventos naturais que ocorrem praticamente todos os dias ao longo do glogo terrestre, embora sejam mais comuns em regiões como onde existe confluência de placas tectónicas, como é o caso do Círculo de Fogo do Pacífico (onde se encontra o Japão e o Chile), da Cintura alpino-himalaica (que vai da Península Ibérica à Indonésia) e da Crista Média Atlântica (onde se localiza o Arquipélago dos Açores). Os sismos podem ter diferentes causas, sendo a mais comum a "ruptura de falhas geológicas." No entanto, pode, também ocorrer devido a outros eventos, como por exemplo a "atividade vulcânica," os "deslizamentos de terra," as "explosões de minas" e até devido a "testes nucleares."
Fontes:
https://sicnoticias.pt/mundo/2025-10-10-sismo-de-magnitude-7.8-atinge-a-passagem-de-drake-1f9e7e0b
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.