
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
De uma consulta para outra, de opinião para opinião, vou sabendo aos poucos que aquilo que tenho e que me deixa tão cansada e com tantas dores, pode ser fibromialgia. Uma doença que é pouco aceite.
Segundo alguma informação que tenho pesquisado, "é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura," associada a "sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais." Uma outra característica da pessoa que tem fibromialgia é a existência de uma "grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas."
De acordo com os sintomas que apresento, há quase uma certeza da minha parte e, estranhamente, da parte da minha médica de família. Mas falta-me ainda um diagnóstico definitivo, ou melhor, escrito, que justifique perante aqueles que me julgam preguiçosa que eu tenho uma patologia e que preciso dee tomar determinada medicação. Medicação essa que, sendo bastante forte, me deixa também bastante nauseada e com falta de forças. Será que isto pode ser compreendido? Infelizmente, a experiência que tenho, a nível pessoal, é que não há empatia das entidades patronais (mesmo que se digam compreensivas, na realidade não o demonstram na aplicabilidade de medidas que são, no mínimo, sugestivas de que eu não estou de facto doente) e da maioria dos colegas de trabalho. É um desabafo, mas sinto-me tão triste, por estar a ser tratada assim...
Fontes:
https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.