Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caderno Diário

Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!

Caderno Diário

Depressão Elsa

A depressão batizada com o meu nome atingiu Portugal com bastante força nesta quinta-feira, trazendo consigo muita chuva e ventos fortes. As consequências foram a queda de árvores, o corte de estradas, o cancelamento de voos e de ligações marítimas. Podiam ter dado o meu nome a um dia de sol, mas não, escolheram dá-lo a temporal. 

Desta vez, o mau tempo provocou já a morte de pelo menos duas pessoas. Estão neste momento nove distritos - Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo - em alerta vermelho.

Também foram várias as infraestruturas, como o museu MAAT, em Lisboa, ou a Casa da Arquitetura, em Matosinhos, que sofreram danos e por isso certamente irão ficar encerradas nos próximos dias para que se possa proceder à sua reparação.

As autoridades falam em cerca de 3000 ocorrências registadas e alertaram também para o risco de cinco rios poderem ultrapassar o seu limite de caudal e levarem a novas cheias.

Devido ao agravamento das condições atmosféricas também o fornecimento de energia elétrica,  foi afetado em algumas regiões, sobretudo pelos ventos fortes.

O natal deverá ser chuvoso, uma vez que se prevê (pelo meonos pelo que avisam nos noticiários) que depois de passar a depressão Elsa irá chegar a Fabien, que é outra tempestade idêntica mas da qual não se prevêm tantos estragos. Mesmo assim, atenção porque a chuva persistente deverá manter-se. Devemos por isso estar atentos aos noticiários e, caso não seja necessário, até evitar sair.

Fontes:

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/depressao-elsa-faz-dois-mortos-e-deixa-rasto-de-destruicao-em-portugal

https://pt.euronews.com/2019/12/19/depressao-elsa-faz-dois-mortos-e-provoca-caos-em-portugal