Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992 e é assinalado anualmente a 17 de outubro. Refletindo um pouco, acabar com a pobreza não é apenas ajudar os pobres, é dar a cada mulher e a cada homem a oportunidade de viver com dignidade. Assim, o combate à pobreza e a correção das desigualdades sociais são vistas como duas prioridades que exigem determinação e responsabilidade coletiva.
O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza recorda-nos que quase dois milhões de portugueses são pobres e que esta é uma realidade que persiste na nossa sociedade. No nosso país, a realidade é que são os mais velhos que acabam por ser os mais desprotegidos, sendo vítimas de exclusão social e de pobreza extrema.
Este dia é uma chamada de atenção para a necessidade de erradicar a pobreza e procura, também, mobilizar os decisores políticos e a sociedade civil para a implementação de medidas que corrijam ou mitiguem as causas e as consequências da pobreza. Uma das maiores consequências, é a falta de dignidade que a situação de pobreza acarreta.
Uma das conclusões que se pode tirar, é que as crianças têm o dobro da probabilidade dos adultos de viver em pobreza extrema. A pobreza condena muitas crianças a dificuldades constantes ao longo da vida e perpetua uma transferência intergeracional de privações. Além disso, se não formos mais ambiciosos, as crianças de hoje irão viver com as consequências devastadoras das alterações climáticas. No caso das meninas, isso ainda é mais verdade. Por cada ano escolar que uma menina completa, os seus rendimentos médios aumentam ao longo da vida, a probabilidade de se casar precocemente diminui e há benefícios evidentes para a saúde e educação dos seus filhos, o que o torna um fator essencial para acabar com o ciclo de pobreza.
Fontes:
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-para-erradicacao-da-pobreza
https://unric.org/pt/dia-internacional-para-a-erradicacao-da-pobreza/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.