![](https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/G61175ae9/22348862_FVZEE.jpeg)
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Sempre ouvi falar se Sº Antão mas nunca soube realmente quem foi esta pessoa.
Santo Antão é celebrado como o Padroeiro dos animais e independentemente de acreditar ou não em santos ou em Deus, não deixo de achar lindo que muitas famílias levem os seus animais a igrejas e até ao Vaticano, mostrando o carinho que têm por eles. E como é que isto começou? No final do século XIX, os agricultores aproximavam-se da igreja acompanhados pelos seus animais de trabalho para garantirem um bom ano nas suas quintas e pedir proteção a Santo Antão.
Hoje em dia, as vacas, os porcos, as mulas, cabras e ovelhas começaram a dar lugar aos cães, gatos, ratinhos e chinchilas, passarinhos e muitos outros animais de companhia, aos quais os seus donos também desejam proporcionar esta bênção. Um ato bonito não é?
Hoje quero também destacar o trabalho de algumas câmaras e associações que prezam a segurança e o salvamento de animais, com investimento de muitos milhares de euros e milhares de horas de trabalho em prol do socorro animal. Estes são os "santos" em que acredito - e destaco apenas alguns mas existem muitos mais.
Desde 2008 que os Bombeiros Sapadores de Braga em conjunto com a Câmara municipal têm ao abrigo do projecto Socorro Animal, um serviço de assistência animal, do qual faz parte uma ambulância devidamente preparada para o efeito e pessoal treinado para o efeito.
Também desde 2008, os Bombeiros de Fão em conjunto com a Câmara de Esposende, têm ao dispor um serviço idêntico, com uma ambulância que iria para abate e foi recuperada para o efeito.
Em 2018, também se juntaram os Bombeiros da Póvoa de Varzim, a Câmara municipal e a associação A Cerca e avançou o projeto de remodelar e adaptar uma ambulância para a recolha de cães e gatos feridos nos espaços públicos, sobretudo animais atropelados.
A Casa dos Animais de Lisboa é uma outra associação que dispõe de um serviço de recolha e transporte de animais abandonados e feridos, seja por acidentes de viação ou por envenenamentos e maus-tratos, são infelizmente muitos os pedidos– que desde 2019 têm também uma ambulância capaz de lhes prestar cuidados que podem fazer a diferença.
Pelo país muitos mais são os casos de gente que realmente se preocupa e que hoje resolvi aqui destacar.
Fontes;
https://santo.cancaonova.com/santo/santo-antao/
https://pit.nit.pt/saude/ira-vai-ter-uma-ambulancia-animal-e-vem-ai-um-hospital-veterinario-movel
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.