
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Celebra-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. 10 de Junho foi a data da morte do poeta Luís de Camões em 1580. Este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.
O 10 de junho começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, decretado a 29 de agosto de 1919.
O 10 de Junho começou a ser particularmente exaltado com o Estado Novo, como o «Dia de Camões, de Portugal e da Raça», este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.
Depois da Revolução 25 de abril, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e também das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e muitas outras grandes individualidades como o Presidente da Assembleia da República, o Primeiro-ministro, os Ministros, os Embaixadores e outras personalidades.
As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.
Fontes:
https://www.portugalinsite.pt/portugal/dia-de-portugal-10-de-junho/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Portugal,_de_Cam%C3%B5es_e_das_Comunidades_Portuguesas
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.