
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Celebra-se hoje o dia da Imaculada Conceição, feriado nacional que, para os católicos, assinala "a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus," por esta ter recebido "o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854."
Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica. Em Portugal, durante vários séculos celebrou-se nesta data o dia da mãe, e para algumas pessoas ainda continua a ser hoje - "mas a data acabou por ser movida para o primeiro fim de semana de maio por este ser considerado o mês de Nossa Senhora."
Conta a história que, a 25 de março de 1646, o "rei D. João IV organizou uma cerimónia solene para agradecer a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha" declarando que Nossa Senhora da Conceição seria a partir daí "considerada padroeira de Portugal."
A partir desse dia, mais nenhum rei português usou uma coroa, visto que este passou a ser privilégio apenas da Imaculada Conceição. Em ocasiões especiais, a coroa era colocada sobre uma almofada, no lado direito do rei. A mim interessa particularmente a parte histórica e este gesto de D. João IV pode ter várias interpretações. Para quem quiser saber mais sobre as origens deste feriado convido a pesquisarem sobre o dogma atribuído pelo Papa Pio IX, na sua bula Ineffabilis Deus, ou sobre a posição de Tomás de Aquino, santo da igreja católica. Sobre outros aspetos ligados à data, vejam também o meu outro blog, Pés da História.
Fontes:
https://www.calendarr.com/portugal/imaculada-conceicao/
https://pesnahistoria.blogs.sapo.pt/dia-da-imaculada-conceicao-a-9071?tc=215227148908
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.