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Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Os jovens e as crianças são facilmente manipuláveis pelos conteúdos a que assistem nas redes sociais. Nós, adultos agora, podemos fazer um esforço e tentar lembrarmo-nos como éramos na idade dos nossos filhos, sobrinhos, alunos, mas não conseguimos ter uma verdadeira comparação acerca dos perigos atuais.
Depois do jogo da "Baleia azul" que levou à morte várias crianças e jovens em todo o mundo, surge agora um novo evento viral que está já a provocar vítimas e azo qual devemos estar muito atentos. O "Momo" é uma personagem que envia mensagens e que "apela" ou "obriga" as suas vítimas a se automutilarem e pode mesmo levá-las a cometer suicídios. É assustador e temos de nos colocar no lugar da criança ou jovem que recebe estas mensagens e perceber como é que algo de certo modo "fantasioso" as leva a obedecer, colocando-se mesmo em risco de vida. Este desafio viral foi lançado através da aplicação WhatsApp e do jogo Minecraft.
Este desafio consiste em adicionar um número de telefone começado por +81, que corresponde ao indicativo do Japão. A personagem que aparece a partir daí - Momo - corresponde à imagem, "de uma escultura de uma mulher-pássaro, exposta em 2016 numa galeria japonesa, em Tóquio, ameaçando os jogadores e seus familiares e incitando ao suicídio", garante a PSP. As primeiras ocorrências terão sido reportadas na Rússia, mas países como México, Colômbia, Brasil, Argentina e França, registaram no ano passado diversas mortes de adolescentes quase todas por enforcamento. A faixa etária que o jogo mais afeta é entre os 9 e os 20 anos de idade.
De acordo com uma reportagem emitida pela TVI24, para além da promoção a comportamentos destrutivos, o desafio passa também pela tentativa de obtenção de imagens de cariz erótico das vítimas. Em Portugal há já "vários jovens e crianças que entraram neste jogo suicida e que se automutilaram. A jovem mais nova tem apenas 11 anos. Em declarações à TVI24, uma criança menor de idade contou que começou a jogar por influência de uma amiga e disse que na altura pensou tratar-se apenas de uma brincadeira até que, depois de se ter recusado a realizar um dos desafios, o jogo, o Momo, lhe enviou uma fotografia da sua rua, de forma a mostrar que sabia onde esta vivia." Desta forma, o "jogo" (ou quem está por detrás dele), provoca medo na criança: medo de que alguém lhe faça mal a ela ou à sua família.
Segundo a mesma reportagem, também um outro jovem, esteve "às portas da morte" depois de ter realizado um corte no olho e um outro na barriga, enquanto que uma sua amiga se atirou do telhado de sua casa, tendo acabado por ficar "presa a uma cadeira de rodas".
Temos de estar muito atentos e sempre que possível presentes nas atividades que as nossas crianças fazem nas redes sociais. Os limites de idade, são uma ajuda mas podem ser facilmente ultrapassados com declarações falsas na criação de novos perfis e na abertura de contas. E muitas vezes, somos nós que abrimos essas mesmas contas para os autorizarmos a jogar um ou outro jogo, sem percebermos os reais perigos a que devemos estar atentos. Conhecem algum caso próximo?
Fontes:
https://www.jm-madeira.pt/nacional/ver/46454/Momo_desafio_mortal_da_Internet_ja_chegou_a_Portugal
https://www.techemportugues.com/2019/03/13/momo-afinal-esta-vivo-e-ja-fez-vitimas-em-portugal/
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