Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Espanha está a ser assolada por uma tempestade de proporções extremas, sendo a região de Valência a mais afetada, com 64 mortos confirmados e dezenas de desaparecidos uma vez que as equipas de socorro ainda não conseguiram chegar a todas as zonas atingidas. Num balanço mais atualizado, as autoridades espanholas falam já em 95 mortos!
Desde ontem que o território espanhol está sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um "fenómeno meteorológico conhecido como DANA em castelhano, que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo."
As imagens que nos chegam pelas redes sociais e através da comunicação social mostram algo nunca visto nesta região, com "aldeias, estradas, ruas e campos inundados, carros arrastados pelas águas e presos em autoestradas e pessoas em telhados ou árvores à espera de resgate."
"Segundo o governo regional da Comunidade Valenciana, no leste de Espanha, pelo menos 62 pessoas morreram por causa de chuvas torrenciais e inundações que atingiram a região de Valência na última noite e de madrugada. Está confirmada também a morte de mais uma pessoa na região vizinha de Castela La Mancha."
De acordo com dados oficiais do governo espanhol, a precipitação que na última noite caiu "na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966."
Em Valência, "cerca de 200 pessoas foram resgatadas durante a madrugada de diversos locais, mas as equipas de proteção civil e de militares que estão no terreno continuavam ao início da manhã sem acesso a várias zonas afetadas, por haver vias inundadas e destruídas ou infraestruturas afetadas."
Várias regiões estão também sem comunicações ou eletricidade. "Os apagões provocados pelas chuvas chegaram a deixar 150 mil pessoas sem acesso à rede de telecomunicações em Valência."
Na localidade de Letur, em Albacete houve "uma vítima mortal." As buscas continuam para "localizar cinco pessoas desaparecidas depois de um riacho transbordar e uma enchente gigantesca devastar a pequena cidade. Nesta localidade do município de Albacete, dois funcionários municipais foram arrastados pela corrente dentro de um veículo, que ainda não foi encontrado."
Na Andaluzia, a única vítima registada até agora"será um cidadão britânico de 71 anos." Já em "Cuenca, a norte de Albacete, as autoridades confirmaram a morte de uma mulher de 88 anos." Em Málaga registaram-se "três feridos e uma vítima mortal."
Na cidade de Alzira, há vários carros ainda "presos em vias inundadas," onde podem estar muitas das pessoas que ainda não foram encontradas. "Dezenas de pessoas ficaram presas pela água em diferentes pontos da província da região, incluindo em centros comerciais, veículos, telhados ou árvores, disseram moradores de diferentes localidades."
O "Governo de Espanha decidiu decretar três dias de luto nacional."
Fontes:
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.