
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Hoje a Europa foi surpreendida por um ataque numa universidade em Praga, na República Checa, que fez, "pelo menos, 14 mortos e dezenas de feridos," dos quais dez estão em estado grave. O atirador usou uma arma de longo alcance e atingiu as vítimas a partir do quarto andar da Faculdade de Filosofia.
Na conferência de imprensa esta tarde pelo Presidente da "Câmara Municipal, Bohuslav Svoboda," o mesmo "confirmou a identidade do atirador — David Kozák — e informou que este se terá suicidado, atirando-se do telhado."
Kozák tinha 24 anos, vivia numa aldeia a 21 quilómetros de Praga e estudava História na Faculdade de Letras daquela universidade. A polícia encontrou entretanto o corpo do pai esta manhã e indicou que o ataque foi “premeditado". A polícia tentou de vária formas deter o ataque, mas não sabiam em que área ou quando iria ocorrer. Da "Faculdade de Artes da Universidade de Charles" foi enviado "um e-mail aos funcionários a dizer que o atirador estava num dos edifícios", dando orientações para que se trancassem nos gabinetes e nas salas, que barricassem portas e janelas, desligassem as luzes e se tentassem proteger.
"O ministro da Administração Interna do país e a polícia, numa conferência de imprensa citada pela BBC, avançaram que as autoridades estão a investigar a hipótese de o atirador ser o responsável pela morte de duas pessoas, incuindo um bebé, na semana passada, na floresta de Klanovicky, em Praga." As situações podem não estar relacionadas, uma vez que, ao que parece as vítimas foram escolhidas ao acaso. Alguns alunos tentaram mesmo econder-se nos parapeitos, do lado de fora do edifício.
Fontes:
https://observador.pt/2023/12/21/republica-checa-tiroteio-em-universidade-faz-um-morto-e-um-ferido/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.