Ataques à Síria
Mais uma vez me preocupa a interferência de terceiros nos conflitos armados. Desta vez, os EUA avançaram com um ataque à Síria, com o apoio da França e do Reino Unido. Pergunto-me qual é a posição da NATO em relação a este ataque...
O ataque teve o objetivo de destruir armamento e centros de investigação para o uso de armas quimicas e deu-se depois do ataque químico na cidade de Douma, na Síria, na semana passada. É esta a justificação.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o ataque e, segundo o Pentágono, uma hora após o anúncio de Trump, foram atingidos três alvos específicos, todos relacionados com o desenvolvimento e estocagem de armas químicas: um centro de pesquisa científica localizado em Damasco, um depósito de armas químicas e um posto de comando, que também servia como depósito, ambos localizados em Homs. Os danos causados ainda não foram calculados.
Segundo a Reuters, os ataques aéreos realizados por Estados Unidos, França e Reino Unido contra alvos militares sírios podem dar ao terrorismo uma oportunidade de se expandir na região, disse no sábado o Ministério das Relações Exteriores do Iraque.
As armas químicas vieram transformar a guerra, alterando os alvos e afetando as populações de outras formas. Ainda não sei descrever o que senti quando vi as imagens dos ataques da semana passada. Foi desumano e levou à morte de dezenas de pessoas. O regime de Assad foi acusado de lançar bombas com substâncias químicas venenosas contra civis, no decorrer de uma ofensiva das forças do governo sírio a Duma. Os socorristas que assistiram as vítimas, referem que famílias inteiras foram encontradas sufocadas pelo gás nas suas casas ou em abrigos. Muitas das imagens mostravam crianças mortas e outras em aflitiva procura por respirar.
Fontes:
https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2018-04/ataque-siria-missionaria-brasileira.html
https://www.reuters.com/article/siria-iraque-ataques-expansao-terrorismo-idBRKBN1HL0UK-OBRTP