Assinalado pela ministra Marta Temido como um "marco histórico para todos nós", a chegada a Portugal do primeiro lote das vacinas contra a Covid-19, irá ficar guardado numas instalações no concelho de Montemor-o-Velho, arredores de Coimbra. O primeiro lote de 9750 doses de vacina, será reforçado com a antecipação da entrega de mais 70 200 doses, que têm chegada prevista para dia 28 de dezembro.
Escoltada por forças de segurança, a viatura que transportou as vacinas – duas caixas que, no total, pesam 41 quilos – entrou no perímetro da unidade de armazenamento cerca das 9h45 desta manhã. O processo de abertura da viatura, que estava selada, foi acompanhado no local por responsáveis do Governo. Segundo Marta Temido, "hoje foi entregue a primeira quantidade, nos próximos dias vamos ter um reforço, ao longo de janeiro haverá mais um conjunto de entregas".
Falta agora fazer a distribuição pelos hospitais onde amanhã se iniciará o processo de vacinação, através de equipas do próprio sistema Nacional de Saúde. A campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca no domingo em Portugal, à semelhança de outros países da União Europeia. A vacina é facultativa, gratuita e universa.
Marta Temido disse que os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central seriam os primeiros a ser vacinados.
Segundo o presidente do Infarmed as condições de segurança serão mantidas. "As pessoas podem estar tranquilas, porque estamos a assegurar todas as condições para que as vacinas cheguem desde o ponto de fabrico ao ponto de administração nas condições em que têm de estar”. Explica ainda que são aplicados "um conjunto de regras que são as relacionadas com a distribuição de medicamentos, que se iniciam na fábrica, na Europa, e se mantêm durante o transporte e durante o armazenamento”.
O Primeiro-Ministro António Costa reforçou ainda que este é "um extraordinário esforço da Ciência" e "uma coordenação exemplar da União Europeia", acrescentando que agora "temos pela frente vários meses de trabalho bem planeado. Agora temos a certeza de que há luz ao fundo do túnel", mas que ainda é muito cedo para "baixar a guarda e relaxar nas medidas de proteção".
O Governo lançou também uma nova página exclusivamente dedicada ao processo de vacinação contra a Covid-19, como já tinha sido anunciado previamente pelo coordenador da task-force responsável pela elaboração do Plano de vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos.
Fontes: