
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
É normal a terra tremer nos Açores, uma vez que o arquipélago fica na fronteira "entre três placas tectónicas."
Na terça-feira (11 de março) pelas 07h14, foi sentido um sismo com 5.3 de magnitude, de acordo com o site do IPMA (ou de 5,1 segundo o CIVISA) – "com epicentro a cerca de 25 quilómetros a sul-sudeste de Faial da Terra." O evento foi sentido “em praticamente toda a ilha de São Miguel” mas "também na ilha de Santa Maria, no grupo Oriental." Seguiram-se cerca de 40 réplicas ao primeiro evento, uma das quais de magnitude 3.3 foi registada "nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores pelas 13h16 locais e teve epicentro a cerca de 25 quilómetros a su-sudeste de Faial da Terra."
Ontem, um sismo de "magnitude de 4,2 na escala de Richter foi sentido" pelas 17h13m (menos uma hora que no continente) na ilha de São Miguel. O epicentro foi "a cerca de 25 quilómetros a sul-sudeste de Faial da Terra, no concelho da Povoação." Dadas as caraterísticas geológicas da região, esta crise sismica será de natureza tectónica, uma vez que naquela região não há conhecimento de vulcões ativos. Esta crise não terá ligação com a de Santa Bárbara, que dura deste 2022 e cuja origem está no próprio vulcão de Santa Bárbara.
Como comecei por dizer, os sismos são frequentes e podem ter origem tectónica ou vulcânica. "A sismicidade de natureza tectónica resulta da libertação súbita de tensões acumuladas na porção frágil da litosfera em resultado da movimentação relativa das placas," enquanto que os "tremores de terra relacionados com a atividade vulcânica são desencadeados pela movimentação de magma e gases vulcânicos que produz fracturação da rocha encaixante."
Existem 26 vulcões considerados ativos - isso não quer dizer que estejam a expelir lava! Das "nove ilhas do arquipélago, apenas Santa Maria não tem qualquer vulcão ativo. Nas restantes encontram-se estruturas vulcânicas que podem entrar em erupção a qualquer momento, apesar de estarem adormecidos e não darem sinal de vida há muito tempo."
Devido à sua magnitude ou por terem causado vítimas mortais, "os principais sismos que atingiram os Açores desde o início do povoamento foram os terramotos de 22 de Outubro de 1522" (que atingiu S. Miguel e fez cerca de "5000 mortos"), o de "17 de Maio de 1547 (Terceira, alguns mortos), 24 de Maio de 1614 (Terceira," e que terá provocado uma centena de vítimas mortais) e o de "9 de Julho de 1757 (S. Jorge," que levou cerca de 1000 vidas). No século XIX ocorreram outros eventos de grande intensidade como a chamada "crise de Junho de 1800 a Janeiro de 1801 (Terceira)" que apesar da sua duração apenas terá causado uma vítima mortal direta. A "21 de Janeiro de 1837" um abalo fez 3 mortos na Graciosa e a "16 de abril de 1852" o sismo de S. Miguel, provocou 9 mortos.
Já no século XX, a "31 de Agosto de 1926, um sismo no Faial faria 8 mortos e a "26 de Abril de 1935," S. Miguel sofreria 1 vítima mortal num novo abalo. Na memória de muitos estará certamente o sismo de "1 de Janeiro de 1980", que atingiu S. Jorge, a Terceira e a Graciosa e fez 63 mortos, com uma magnitude de 7.2. A "9 de julho de 1998" um novo sismo, no Faial traria 9 vítimas mortais. Todos estes abalos trouxeram danos avultados para o arquipélago, sobretudo o de 1980, que afetou Angra do Heroísmo, provocando "mais de 400 feridos," além de ter deixado desalojadas cerca de "21 mil pessoas."
Fontes:
https://observador.pt/2025/03/12/sismo-com-magnitude-42-sentido-na-ilha-de-sao-miguel/
https://ensina.rtp.pt/artigo/os-acores-tem-26-vulcoes-ativos/
https://www.culturacores.azores.gov.pt/ea/pesquisa/Default.aspx?id=10159
https://ensina.rtp.pt/artigo/sismo-de-angra-do-heroismo/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.