Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Por vezes, há acidentes que mexem comigo, pela forma como se dão e como poderiam ser evitados. A culpa, não será de "ninguém" mas ficará a "culpabilização" de vários dos envolvidos, até de quem não estava ali no momento, como imagino eu, dos organiozadores da prova.
Este acidente, ocorrido na Serra de Água na Madeira, durante um rali, provocou a morte a uma criança de oito anos. Estava a passar um dos últimos carros em prova, quando a família resolveu atravessar a estrada, tendo sido a menina atropelada apesar dos esforços do piloto em travar. O caso será objeto de um inquérito do Ministério Público.
Miguel Gouveia e Tiago Fernandes, da BMW, estavam a tentar recuperar e tinham encurtado a distância ao carro da frente, mas, ali, na Encumeada, sendo surpreendidos por este grupo de pessoas que decidiu atravessar a estrada. O piloto ainda travou, mas a tragédia foi inevitável. A criança foi assistida no local por dois pilotos em prova, que são socorristas da Cruz Vermelha, antes mesmo da chegada das ambulâncias, que a levou o hospital Nélio Mendonça. O óbito foi declarado poucas horas depois.
A organização da prova garante que todas as normas de segurança foram cumpridas e que naquele momento a estrada ainda não estava aberta, o público só podia assistir e ficar atrás das fitas brancas colocadas na berma, o que não aconteceu.
Mais uma vez, quando o público não respeita as indicações, os acidentes acontecem. Desta vez de forma mortal e com uma enorme dor para a família. Pr outro lado, estas provas deviam ter outras proteções, pois já deu para perceber por outros casos semelhantes que o público português é especialista em atravessar as fitas ou até as barreiras. Talvez se devam então cancelar este tipo de etapas e passar a ser tudo em circuitos fechados.
Fontes:
https://sicnoticias.pt/pais/2022-08-07-Morte-de-menina-no-Rali-da-Madeira-alvo-de-inquerito-do-Ministerio-Publico-e2539696
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.