Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Caderno Diário

Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!

Caderno Diário

A idade dos candidatos importa? O futuro da América e do mundo.

Eu tenho estado a acompanhar as notícias sobre as próximas eleições nos EUA. Portugal, que faz parte da NATO e que, constantemente, está a ser afetado pelas decisões políticas tomadas lá por fora, não pode ficar indiferente àquilo que se vai passando e, apesar de não termos força para mudar nada, pelo menos podemos ter os olhos abertos e ir observando o que se está a passar. Mais não seja, porque temos portugueses que vivem em comunidades espalhadas por vários países por todo o mundo.

As eleições serão apenas em novembro, mas até lá, terão ambos de "sobreviver" à dureza da campanha eleitoral e ao que ainda aí está para vir, especialmente, tendo Biden de honrar os seus compromissos como atual presidente, em especial no que concerne ao papel dos Estados Unidos na Nato e àquilo a que se comprometeram no que respeita aos conflitos atuais na Ucrânia e na faixa de Gaza.

Os dois candidatos à presidência dos EUA são Biden e Trump, ambos já com uma idade avançada. "Donald Trump tem 77 anos e Joe Biden 80. São os candidatos mais velhos de sempre à presidência dos Estados Unidos." Mas o problema, não está na idade em si, mas nas inúmeras gafes e situações constrangedoras por que ambos têm passado e que fazem muitos pensar se estarão de facto capazes de presidir ao destino da América e de tudo o que isso poderá vir a implicar. 

Numa situação que aqui serve de exemplo, "Donald Trump começou" um dos seus discursos agradecendo "aos cidadãos de Sioux Falls por terem votado nele em massa no passado. Mas o candidato republicano às presidenciais de 2024 não estava em Sioux Falls, no Dakota do Norte, mas sim em Sioux City, no Iowa. Não entendeu os gritos da multidão até que um político local lhe soprou ao ouvido que estava numa cidade diferente." Outras situações foram-se sucedend, entre as quais ter-se referido a "que ganhou a eleição contra Barack Obama (contra quem nunca concorreu), confundiu a Hungria com a Turquia e tem chamado húmus ao movimento islamita Hamas." Será este o homem que os americanos querem ver a ser eleito? O problema é que parece que sim... 

Mas o seu concorrente e atual presidente dos EUA também não se encontra melhor. Com mais 4 anos de idade que Trump, Biden tem tido também inúmeras situações em que seu estado mental e a sua memória podem ser postos em causa. Há uns dias, "Joe Biden, cometeu uma gafe e confundiu o mandatário da França, Emmanuel Macron, com François Mitterrand, morto em 1996. "Poucos dias depois, durante um evento de campanha, o presidente americano mencionou outra conversa que teria tido em 2021 com o ex-chanceler alemão Helmut Kohl, falecido em 2017."

Numa conferência de imprensa na Casa Branca na noite de quinta-feira, 8 de fevereiro, onde tentava "refutar as acusações sobre a deterioração das suas faculdades mentais," Biden conseguiu piorar "a situação, referindo-se ao presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi como o presidente do México."

As suas gafes não são uma novidade. "No início da guerra entre Rússia e Ucrânia," em 2022, "Biden confundiu o povo ucraniano e o povo iraniano." Na altura fez a seguinte declaração: “Putin pode cercar Kiev com tanques, mas nunca conquistará os corações e as almas do povo iraniano."

Num país de tão grandes dimensões, não haverá mais ninguém? É que se não roçar o ridículo, roça o triste... e o perigoso. Pois daqui poderão vir muitos perigos em decisões mal tomadas, em afirmações e mal entendidos que possam levar outros a se ofender e atacar. É que ès vezes brincamos e dizemos, quanto mais velho, mais teimoso... mas não esqueçamos que Putin também já vai com 71... e assim vai o mundo.

Fontes:

https://www.dn.pt/internacional/cicatrizes-da-inflacao-julgamentos-e-rejeicao-popular-marcam-revanche-biden-trump-17283329.html/

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/biden-comete-gafe-e-confunde-macron-com-mitterrand,8c0c33cab0d29a50e0ce9ea0ec4223a5ll8int17.html?utm_source=clipboard

https://oantagonista.com.br/mundo/confusoes-gafes-e-lapsos-joe-biden-esta-caducando/#google_vignette