
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Gosto de escrever e aqui partilho um pouco de mim... mas não só. Gosto de factos históricos, políticos e de escrever sobre a sociedade em geral. O mundo tem de ser visto com olhar crítico e sem tabús!
Existem vários tipos de democracia e, em Portugal vivemos numa democracia representativa, ou seja, uma democracia indireta. Neste caso, as pessoas maiores de 18 anos, participam "indiretamente na construção política através do voto, elegendo os seus representantes (presidentes, deputados e autarcas), que tomam decisões em representação daqueles que os elegeram". Assim, não é de estranhar que se ache que a participação na vida política é pouco ativa e quase ou nada participativa, exceção feita a uma minoria que vai com regularidade a reuniões da sua câmara ou junta de freguesia, que assiste a debates públicos, que é parte ativa em movimentos sindicalistas, plenários ou outros eventos em que seja possível a sua participação.
Mas o que eu quero hoje aqui destacar é que a democracia corre o risco de se perder. Aqui em Portugal onde já em 2024, celebraremos 50 anos de democracia!
A verdade é que os fundamentos básicos da democracia "estão a enfraquecer em todo o mundo, com metade dos países a sofrerem declínios democráticos, como o Estado de direito e as liberdades de expressão." Este declínio está diretamente relacionado com "a crise do custo de vida, as alterações climáticas e a guerra da Rússia contra a Ucrânia" que no seu conjunto acabam por colocar "enormes desafios aos líderes eleitos."
Num relatório que estuda o nível das democracias europeias e cujos dados remetem a 2022 (sendo que pouco melhorou até aos nossos dias e terá até mesmo piorado), os seguintes estados - Azerbaijão, Bielorrússia, Rússia e Turquia - são classificados "como países não democráticos." Restrições ligadas "à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa e ao Estado de direito" têm também levado ao declínio de muitas das democracias europeias.
Fontes:
https://pt.euronews.com/my-europe/2023/11/03/estado-da-uniao-enfraquecimento-da-democracia-na-europa
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.